segunda-feira, 30 de julho de 2012

Objetos Educacionais

Olá pessoal, acrescentei mais um link educativo no menu a direita. OBJETOS EDUCACIONAIS. Através desse site vocês tem acesso a diversos objetos educacionais que tratam de diversos temas.
Acessem, explorem e comentem aqui o que encontrou de interessante por lá, ok?
Aguardo a participação de vocês.
Abraços!
Rozineide

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dicionário de libras online

Olá pessoal, penso que a inclusão de surdos só será perfeita, ou quase perfeita, se a línguagem brasileira de sinais (LIBRAS) começar a fazer parte do currículo de todas as escolas, independente de ter ou não estudantes surdos ou com deficiência auditiva na mesma.
Penso que, se na escola que frequentamos não nos deparamos com surdos ou deficientes auditivos em geral, não podemos dizer o mesmo dos locais públicos.
Graças a Deus eles estão em toda parte, mas percebo que a comunicação ainda é muito limitada. Eles conversam entre si ou com algumas poucas pessoas que dominam a linguagem específica.
No menu do canto direito, no espaço "LINKS EDUCATIVOS, você encontra um link de acesso a um dicionário de libras online.
Voce escolhe a palavra ou a expressão que quer falar e recebe a orientação de como deve fazê-lo.
Clique e veja.

Não esqueça de comentar aqui, ok?
Abraços!
Rozineide

Curso de avaliadores da Olimpíada de Língua Portuguesa

Pessoal, independente de participarem ou não da  Olimpíada de Língua Portuguesa, acessem o curso de avaliadores que consta no menu do canto direito em "Links Educativos".
Está muito bom!
É agradável e voce pode desenvolvê-lo de acordo com seu tempo.

http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=90&Itemid=6

Se resolverem fazer compartilhem aqui os resultados, ok?
Abraços!
Rozineide

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como a LDB trata os profissionais de ensino


Vicente Martins em:
http://www.construirnoticias.com.br/


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dá diferentes títulos aos profissionais de Educação Escolar: professores, docentes e profissionais de ensino. O que pode estar por trás dessa nomenclatura do ponto de vista do legislador e dos que atuam no campo educacional? Que incumbências são outorgadas aos docentes dos estabelecimentos de ensino?

No meio social, professor é todo aquele que ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina. É um termo bastante abrangente e equivalente a mestre, este mais utilizado no período imperial por força da Constituição de 1824 e da lei de 15 de outubro de 1827, que chamavam mestres todos aqueles que exerciam uma cátedra.

À luz da legislação federal, todos aqueles profissionais de Educação Escolar, em particular os das redes oficiais de ensino, que ingressam no serviço público através de concurso público de provas e títulos são, portanto, detentores de cargos públicos e, por isso, têm incumbências enumeradas ou responsabilidades explicitadas pelo Estado.

No inciso VII do art. 3º da LDB, no âmbito dos Princípios e Fins da Educação Nacional, o concurso público, princípio de ensino, é uma forma de valorização profissional dos que trabalham no magistério oficial. No referido inciso, ainda podemos cogitar a possibilidade de

Resumo do Plano Nacional de Educação/2012


Resumo do Plano Nacional de Educação/2012

Desde 2011 está em tramitação no Congresso Nacional o Plano Nacional de Educação (PNE), que deve dimensionar as políticas públicas de educação para o país até 2020.
Dentre as principais discussões está a definição do percentual de investimento do orçamento em educação. Instituições como a Campanha Nacional pela Educação defendem o percentual de 10%, mas as negociações no Congresso empurram este percentual para próximo dos 7%.
Das 20 metas propostas, três delas se referem especificamente à

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Plano Nacional de Educação - Meta 4 - Educação Inclusiva

Continuando a discussão com relação as metas e estratégias do PNE.
Alguém tem algum/ns exemplos para ilustrar?
Meta 4

Universalizar, para a população de quatro a dezessete anos, o atendimento escolar aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, preferencialmente na rede regular de ensino, garantindo o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou comunitários, nas formas complementar e suplementar, em escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.


Estratégias

4.1) Contabilizar, para fins do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, as matrículas dos (as) estudantes da educação regular da rede pública que recebam atendimento educacional especializado complementar e suplementar, sem prejuízo do cômputo dessas matrículas na educação básica regular, e as matrículas efetivadas, conforme o censo escolar mais atualizado, na educação especial oferecida em instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com o poder público, com atuação exclusiva na modalidade, nos termos da Lei n° 11.494, de 20 de junho de 2007.

4.2) Implantar salas de recursos multifuncionais e fomentar a

Plano Nacional de Educação - Meta 3 - Ensino médio

Vamos brincar de detalhar as metas do Plano Nacional de Educação? É claro que o texto ainda está em votação no congresso, mas mesmo assim vamos pensando, na prática, como seria o desmembramento das metas e das estratégias propostas. Será que temos já alguns exemplos a dar? Será que já há algum município ou mesmo alguma escola em particular que já estão atentas e aplicando o que está sendo proposto?
vamos agora para a meta 3 que é:

Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para oitenta e cinco por cento.


E as estratégias que são:

3.1) Institucionalizar programa nacional de renovação do ensino médio, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática; por meio de currículos escolares que organizem de maneira flexibilizada e diversificada, conteúdos obrigatórios e eletivos articulados em dimensões como ciência, trabalho, linguagens, tecnologia, cultura e esporte, garantindo-se a aquisição de equipamentos e laboratórios, a produção de material didático específico, a formação continuada de professores e a articulação com instituições acadêmicas, esportivas e culturais.

3.2) Garantir a fruição de bens e espaços culturais, de forma regular, bem como a

Plano Nacional de Educação - Meta 2 - Ensino Fundamental de 9 anos

Vamos brincar de detalhar as metas do Plano Nacional de Educação? É claro que o texto ainda está em votação no congresso, mas mesmo assim vamos pensando, na prática, como seria o desmembramento das metas e das estratégias propostas. Será que temos já alguns exemplos a dar? Será que já há algum município ou mesmo alguma escola em particular que já estão atentas e aplicando o que está sendo proposto?
vamos agora para a meta 2 que é:

Universalizar o Ensino Fundamental de nove anos para toda a população de seis a quatorze anos e garantir que pelo menos noventa e cinco por cento dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

e as estratégias que são:

2.1) Criar mecanismos para o acompanhamento individualizado dos (as) alunos (as) do ensino fundamental.

2.2) Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos (as) alunos (as), em colaboração com as famílias e com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância, adolescência e juventude.

2.3) Promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, em parceria com

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - META 1 - Educação infantil

Vamos brincar de detalhar as metas do Plano Nacional de Educação? É claro que o texto ainda está em votação no congresso, mas mesmo assim vamos pensando, na prática, como seria o desmembramento das metas e das estratégias propostas. Será que temos já alguns exemplos a dar? Será que já há algum município ou mesmo alguma escola em particular que já estão atentas e aplicando o que está sendo proposto? Vamos começar então com a meta 1 que é :


"Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade, e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo, cinquenta por cento das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE"

O que dizer das estratégias propostas? vamos comentá-las 1 a 1? 

1.1) Definir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, metas de expansão das respectivas redes públicas de educação infantil segundo padrão nacional de qualidade, considerando as peculiaridades locais.

1.2) Garantir que, ao final da vigência deste PNE, seja inferior a dez por cento a diferença entre as taxas de frequência à educação infantil das crianças de até três anos oriundas do quinto de renda familiar per capita mais elevado e a do quinto de renda familiar per capita mais baixo.

1.3) Realizar, periodicamente, em regime de colaboração,