Olá pessoal, acrescentei mais um link educativo no menu a direita. OBJETOS EDUCACIONAIS. Através desse site vocês tem acesso a diversos objetos educacionais que tratam de diversos temas.
Acessem, explorem e comentem aqui o que encontrou de interessante por lá, ok?
Aguardo a participação de vocês.
Abraços!
Rozineide
Olá pessoal, criei este cantinho para compartilhar algumas ideias ligadas a educação e outras temáticas que gosto. Espero que ele se torne um espaço de discussão, socialização de experiências. Convido vocês a participarem comentando, sugerindo, me ajudando, dessa forma, a dinamizá-lo, fazendo com que fique interessante e agradável. Abraços! Rozineide
segunda-feira, 30 de julho de 2012
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Dicionário de libras online
Olá pessoal, penso que a inclusão de surdos só será perfeita, ou quase perfeita, se a línguagem brasileira de sinais (LIBRAS) começar a fazer parte do currículo de todas as escolas, independente de ter ou não estudantes surdos ou com deficiência auditiva na mesma.
Penso que, se na escola que frequentamos não nos deparamos com surdos ou deficientes auditivos em geral, não podemos dizer o mesmo dos locais públicos.
Graças a Deus eles estão em toda parte, mas percebo que a comunicação ainda é muito limitada. Eles conversam entre si ou com algumas poucas pessoas que dominam a linguagem específica.
No menu do canto direito, no espaço "LINKS EDUCATIVOS, você encontra um link de acesso a um dicionário de libras online.
Voce escolhe a palavra ou a expressão que quer falar e recebe a orientação de como deve fazê-lo.
Clique e veja.
Não esqueça de comentar aqui, ok?
Abraços!
Rozineide
Penso que, se na escola que frequentamos não nos deparamos com surdos ou deficientes auditivos em geral, não podemos dizer o mesmo dos locais públicos.
Graças a Deus eles estão em toda parte, mas percebo que a comunicação ainda é muito limitada. Eles conversam entre si ou com algumas poucas pessoas que dominam a linguagem específica.
No menu do canto direito, no espaço "LINKS EDUCATIVOS, você encontra um link de acesso a um dicionário de libras online.
Voce escolhe a palavra ou a expressão que quer falar e recebe a orientação de como deve fazê-lo.
Clique e veja.
Não esqueça de comentar aqui, ok?
Abraços!
Rozineide
Curso de avaliadores da Olimpíada de Língua Portuguesa
Pessoal, independente de participarem ou não da Olimpíada de Língua Portuguesa, acessem o curso de avaliadores que consta no menu do canto direito em "Links Educativos".
Está muito bom!
É agradável e voce pode desenvolvê-lo de acordo com seu tempo.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=90&Itemid=6
Se resolverem fazer compartilhem aqui os resultados, ok?
Abraços!
Rozineide
Está muito bom!
É agradável e voce pode desenvolvê-lo de acordo com seu tempo.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=90&Itemid=6
Se resolverem fazer compartilhem aqui os resultados, ok?
Abraços!
Rozineide
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Como a LDB trata os profissionais de ensino
Vicente Martins em:
http://www.construirnoticias.com.br/
No meio social, professor é todo aquele que ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina. É um termo bastante abrangente e equivalente a mestre, este mais utilizado no período imperial por força da Constituição de 1824 e da lei de 15 de outubro de 1827, que chamavam mestres todos aqueles que exerciam uma cátedra.
À luz da legislação federal, todos aqueles profissionais de Educação Escolar, em particular os das redes oficiais de ensino, que ingressam no serviço público através de concurso público de provas e títulos são, portanto, detentores de cargos públicos e, por isso, têm incumbências enumeradas ou responsabilidades explicitadas pelo Estado.
No inciso VII do art. 3º da LDB, no âmbito dos Princípios e Fins da Educação Nacional, o concurso público, princípio de ensino, é uma forma de valorização profissional dos que trabalham no magistério oficial. No referido inciso, ainda podemos cogitar a possibilidade de
Resumo do Plano Nacional de Educação/2012
Resumo do Plano Nacional de Educação/2012
Desde 2011 está em
tramitação no Congresso Nacional o Plano Nacional de Educação (PNE), que deve
dimensionar as políticas públicas de educação para o país até 2020.
Dentre as principais
discussões está a definição do percentual de investimento do orçamento em educação. Instituições
como a Campanha Nacional pela Educação defendem o percentual de 10%, mas as
negociações no Congresso empurram este percentual para próximo dos 7%.
Das 20 metas propostas, três delas se referem
especificamente à
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Plano Nacional de Educação - Meta 4 - Educação Inclusiva
Continuando a discussão com relação as metas e estratégias do PNE.
Alguém tem algum/ns exemplos para ilustrar?
Meta 4
Estratégias
4.1) Contabilizar, para fins do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, as matrículas dos (as) estudantes da educação regular da rede pública que recebam atendimento educacional especializado complementar e suplementar, sem prejuízo do cômputo dessas matrículas na educação básica regular, e as matrículas efetivadas, conforme o censo escolar mais atualizado, na educação especial oferecida em instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com o poder público, com atuação exclusiva na modalidade, nos termos da Lei n° 11.494, de 20 de junho de 2007.
4.2) Implantar salas de recursos multifuncionais e fomentar a
Alguém tem algum/ns exemplos para ilustrar?
Meta 4
Universalizar, para a população de quatro a dezessete anos, o atendimento escolar aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, preferencialmente na rede regular de ensino, garantindo o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou comunitários, nas formas complementar e suplementar, em escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Estratégias
4.1) Contabilizar, para fins do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, as matrículas dos (as) estudantes da educação regular da rede pública que recebam atendimento educacional especializado complementar e suplementar, sem prejuízo do cômputo dessas matrículas na educação básica regular, e as matrículas efetivadas, conforme o censo escolar mais atualizado, na educação especial oferecida em instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com o poder público, com atuação exclusiva na modalidade, nos termos da Lei n° 11.494, de 20 de junho de 2007.
4.2) Implantar salas de recursos multifuncionais e fomentar a
Plano Nacional de Educação - Meta 3 - Ensino médio
Vamos brincar de detalhar as metas do Plano Nacional de Educação? É
claro que o texto ainda está em votação no congresso, mas mesmo assim
vamos pensando, na prática, como seria o desmembramento das metas e das
estratégias propostas. Será que temos já alguns exemplos a dar? Será que
já há algum município ou mesmo alguma escola em particular que já estão
atentas e aplicando o que está sendo proposto?
vamos agora para a meta 3 que é:
3.1) Institucionalizar programa nacional de renovação
do ensino médio, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens
interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática;
por meio de currículos escolares que organizem de maneira flexibilizada e
diversificada, conteúdos obrigatórios e eletivos articulados em
dimensões como ciência, trabalho, linguagens, tecnologia, cultura e
esporte, garantindo-se a aquisição de equipamentos e laboratórios, a
produção de material didático específico, a formação continuada de
professores e a articulação com instituições acadêmicas, esportivas e
culturais.
vamos agora para a meta 3 que é:
Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para oitenta e cinco por cento.
E as estratégias que são:
3.1) Institucionalizar programa nacional de renovação
do ensino médio, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens
interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática;
por meio de currículos escolares que organizem de maneira flexibilizada e
diversificada, conteúdos obrigatórios e eletivos articulados em
dimensões como ciência, trabalho, linguagens, tecnologia, cultura e
esporte, garantindo-se a aquisição de equipamentos e laboratórios, a
produção de material didático específico, a formação continuada de
professores e a articulação com instituições acadêmicas, esportivas e
culturais.
3.2) Garantir a fruição de bens e
espaços culturais, de forma regular, bem como a
Plano Nacional de Educação - Meta 2 - Ensino Fundamental de 9 anos
Vamos brincar de detalhar as metas do Plano Nacional de Educação? É
claro que o texto ainda está em votação no congresso, mas mesmo assim
vamos pensando, na prática, como seria o desmembramento das metas e das
estratégias propostas. Será que temos já alguns exemplos a dar? Será que
já há algum município ou mesmo alguma escola em particular que já estão
atentas e aplicando o que está sendo proposto?
vamos agora para a meta 2 que é:
2.1) Criar mecanismos para o acompanhamento individualizado dos (as) alunos (as) do ensino fundamental.
vamos agora para a meta 2 que é:
Universalizar o Ensino Fundamental de nove anos para toda a população de seis a quatorze anos e garantir que pelo menos noventa e cinco por cento dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
e as estratégias que são:
2.1) Criar mecanismos para o acompanhamento individualizado dos (as) alunos (as) do ensino fundamental.
2.2)
Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência
e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de
transferência de renda, bem como das situações de discriminação,
preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de
condições adequadas para o sucesso escolar dos (as) alunos (as), em
colaboração com as famílias e com órgãos públicos de assistência social,
saúde e proteção à infância, adolescência e juventude.
2.3)
Promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, em
parceria com
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - META 1 - Educação infantil
Vamos brincar de detalhar as metas do Plano Nacional de Educação? É claro que o texto ainda está em votação no congresso, mas mesmo assim vamos pensando, na prática, como seria o desmembramento das metas e das estratégias propostas. Será que temos já alguns exemplos a dar? Será que já há algum município ou mesmo alguma escola em particular que já estão atentas e aplicando o que está sendo proposto? Vamos começar então com a meta 1 que é :
1.1) Definir, em regime de colaboração entre a União,
os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, metas de expansão das
respectivas redes públicas de educação infantil segundo padrão nacional
de qualidade, considerando as peculiaridades locais.
"Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade, e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo, cinquenta por cento das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE"
O que dizer das estratégias propostas? vamos comentá-las 1 a 1?
1.1) Definir, em regime de colaboração entre a União,
os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, metas de expansão das
respectivas redes públicas de educação infantil segundo padrão nacional
de qualidade, considerando as peculiaridades locais.
1.2)
Garantir que, ao final da vigência deste PNE, seja inferior a dez por
cento a diferença entre as taxas de frequência à educação infantil das
crianças de até três anos oriundas do quinto de renda familiar per
capita mais elevado e a do quinto de renda familiar per capita mais
baixo.
1.3) Realizar, periodicamente, em regime
de colaboração,
Assinar:
Postagens (Atom)